Vale a pena utilizar Pinterest em Portugal?

Vale apena utilizar Pinterest em Portugal

Neste artigo vou partilhar se vale a pena utilizar Pinterest em Portugal com base na minha experiência, teste e conhecimentos de momento.

Umas das tendências de estratégia no marketing digital é o Pinterest dado que é um motor de busca, muito visual e que permite grandes alcances uma vez que não está tanto explorado com outros motores.

Isso foi uma das vertentes que me atraiu na plataforma e que me fez desenvolver um plano e uma estratégia de teste. Pensei porquê não, dar uma hipótese a esta plataforma e aprofundar os conhecimentos.

Além disso, também descobri uma ferramenta que permite fazer publicações automáticas, o Tailwind, que parecia vir a solucionar os problemas dos algoritmos que é ter de publicar dentro dos mesmos para não quebrar o potencial de atingir mais views.

Só que como esperado de qualquer ferramenta automática de publicação, as visualizações diminuíram.

Para deixar uma breve explicação de engenheira estes algoritmos de rede sociais são feitos de forma a aceitar plataformas externas a se conectarem a elas. Essas plataformas externas entram na casa do Facebook, Pinterest e outros por uma porta especifica e é por isso que qualquer plataforma de rede social sabe se vocês estão a usar ferramentas automáticas ou não.

Então a minha primeira dica para quem está a apostar no marketing via Pinterest é apenas agendar os PINs dentro do próprio Pinterest.

Posteriormente verifiquei que o mercado do Pinterest é direcionado para o Brasil e US (países que tenham a lingua inglesa).

Isto significa se tiveram um produto ou serviço nestes mercados sem dúvida que é uma ótima estratégia de marketing, se não é um belo teste de aprendizagem como eu o fiz.

Como segunda para o Pinterest é analisarem bem o público com o qual estão a comunicar e entenderem se é por aí que querem ir.

Neste mundo digital aconselho a manter os planos e estratégias por não mais do que 1 mês. Porque num mês as bases de dados ficam cheias de informação e um bom business analyst independente de ter a formação de engenharia, como eu, com a prática consegue chegar a conclusões sobre se o plano é o certo.

Por fim, espero que gostem do backstage por detrás do site. Respondendo há pergunta do artigo:

Vale apena utilizar Pinterest em Portugal? No meu caso não porquê é uma estratégia de marketing adequada para negócios em território Brasileiro ou para criadores de conteúdos que escrevam em inglês.