Receita de Sopa de Beterraba

Receita sopa de beterraba
Receita sopa de beterraba

Olá malta! Hoje vou-vos mostrar uma receita que não só é deliciosa como faz muito bem à saúde! A sopa de beterraba é uma das minhas preferidas, não só pelo sabor mas também pelos benefícios que traz à nossa saúde. Sabiam, por exemplo, que para além de fortalecer o sistema imunitário, a beterraba previne e combate também a anemia? Certamente sabem que a beterraba é rica em vitaminas A, B1, B2, C, rica em ferro, zinco magnésio e ainda rica em antioxidantes e fibras. Portanto, vamos aliar uma receita deliciosa às vantagens deste ingrediente super benéfico. A receita da sopa de beterraba é muito simples e prática.

Ingredientes

  • 4 Beterrabas
  • 1 Alho francês
  • 3 Maçãs grandes
  • 1 Cebola grande
  • 1 Dente de alho
  • Temperos q.b.

Preparação

Para quem se está a perguntar sobre “Maçãs na sopa?”, respondo-vos já que sim! Maçãs na sopa vão dar um gosto incrível, e é o segredo desta minha receita. E nesta receita prefiro usar uma cebola branca, mas podem também fazer com cebola roxa, que dá um toque diferente, mas muito bom.


Primeiro vamos cozer as beterrabas descascadas. É mais fácil de descascar a beterraba crua e vão querer aproveitar a água da cozedura para adicionarem posteriormente à sopa.


Enquanto a beterraba coze, vamos à nossa panela principal e começamos a refogar a cebola e o alho até ficarem com uma cor mais alourada. Durante estes processos não podem ser apressados e não podemos interagir, pelo que vamos aproveitar este tempo para continuar no preparo dos ingredientes! Comecem a cortar o alho francês, e aqui as opiniões divergem sobre como o fazer, mas eu, pessoalmente aproveito o alho francês até ao início das folhas, não mais.

Truque

Um truque para deixar a comida mais saborosa, é cozinhar mais tempo e de forma mais lenta, fazendo com que o sabor fica muito mais intenso e apurado.


Agora podem adicionar o alho francês ao refogado e deixar igualmente dourar e cozinhar lentamente. Quando estiver no ponto, podem acrescentar as maçãs, cortadas em gomos pequenos, para dourar e caramelizar. Continuem a cozinhar devagar para os sabores terem tempo de se misturar uniformemente.
Deixem cozinhar, tanto a maçã como a beterraba, até ao ponto em que começam a ficar molinhas mas sem se desfazerem completamente. Quando estiverem as duas neste ponto, é quando devem juntar a beterraba ao refogado para continuarem a cozinhar juntas.


Juntem a água da beterraba a gosto (para quem gosta de uma sopa mais líquida ou mais grossinha). É neste ponto que vão temperar a sopa a gosto. Eu nesta sopa uso unicamente sal e gengibre. O gengibre dá um toque mais quente à sopa, que, eu gosto muito pessoalmente. E por a beterraba ter um toque doce, não ponho muito sal. Podem usar gengibre em pó ou natural, cortando lascas da raiz de gengibre.


Quando tiverem tudo bem cozinhado basta passarem com uma varinha mágica e servirem! Podes acompanhar esta sopa com uma tortilla fit, cuja receita podes encontrar aqui.


E que tal vos parece? Gostam? Qual a vossa receita deliciosa e saudável que mais gostam?