Hoje vamos abordar uma questão que me têm colocado nos últimos tempos!
“Necessito saber inglês para trabalhar no mercado em Portugal, como engenheiro?”
Na área de IT
Vou-vos dar uma resposta como base na minha experiência como engenheira de IT, tecnologias de informação. Sim é necessário saber inglês para poder trabalhar no mercado, mesmo sediados em Portugal. Contudo, não é expectável que vocês saibam o inglês técnico da área quando começam a estagiar. Ninguém nasce ensinado e um conhecimento profundo do inglês técnico de cada área, neste caso de engenharia, é algo que leva tempo a aprender. Mas é expectável que o façam à medida que vão ganhando experiência.
Mercado Português
Mesmo ficando no mercado português, existe a possibilidade de fazer atendimento de clientes estrangeiros e, a língua que realmente é a mais usada para comunicar é o inglês. Portanto, no meu ponto de vista, é mandatório saber falar inglês fluente.
Terceira língua
Outra dica que vos dou, de forma a melhorarem ainda mais o vosso currículo e conseguirem-se destacar em relação a outros candidatos para vagas de emprego que estejam a concorrer, é aprender uma terceira língua! Há vários países na europa que se usa com frequência duas línguas nas ruas, no uso diário. Por isso aprender uma terceira língua é uma forma de criar mais uma ponte com outras pessoas.
Portanto, na área de IT é mesmo importante que saibam inglês. Caso não saibam ainda falar a língua, deixo-vos aqui um outro vídeo meu, onde vos explico como o podem fazer também, de forma simples e fácil. Eu comecei a minha carreira profissional sem saber inglês mas, como a mim, o inglês vai-vos permitir abrir portas para trabalhar completamente fora do mercado português. E hoje mais que nunca, pois, com a pandemia, muitas empresas começaram a contratar remotamente, e as oportunidades de trabalhar para empresas estrangeiras cresceram exponencialmente. Hoje podemos facilmente trabalhar para empresas estrangeiras sem sair de casa em Portugal, e isso só te é permitido se souberes falar inglês.
Assim sendo, o que vos recomendo é que invistam em aprender e bem o inglês e, quando dominarem esta língua, invistam numa terceira, pois pode ser o elemento diferenciador numa entrevista de emprego!
Deixe uma resposta