Precisas de inglês para ser engenheiro?

PRECISAS DE INGLÊS PARA SER ENGENHEIRO
PRECISAS DE INGLÊS PARA SER ENGENHEIRO

Hoje vamos abordar uma questão que me têm colocado nos últimos tempos!

“Necessito saber inglês para trabalhar no mercado em Portugal, como engenheiro?”

Na área de IT

Vou-vos dar uma resposta como base na minha experiência como engenheira de IT, tecnologias de informação. Sim é necessário saber inglês para poder trabalhar no mercado, mesmo sediados em Portugal. Contudo, não é expectável que vocês saibam o inglês técnico da área quando começam a estagiar. Ninguém nasce ensinado e um conhecimento profundo do inglês técnico de cada área, neste caso de engenharia, é algo que leva tempo a aprender. Mas é expectável que o façam à medida que vão ganhando experiência.

Mercado Português

Mesmo ficando no mercado português, existe a possibilidade de fazer atendimento de clientes estrangeiros e, a língua que realmente é a mais usada para comunicar é o inglês. Portanto, no meu ponto de vista, é mandatório saber falar inglês fluente.

Terceira língua

Outra dica que vos dou, de forma a melhorarem ainda mais o vosso currículo e conseguirem-se destacar em relação a outros candidatos para vagas de emprego que estejam a concorrer, é aprender uma terceira língua! Há vários países na europa que se usa com frequência duas línguas nas ruas, no uso diário. Por isso aprender uma terceira língua é uma forma de criar mais uma ponte com outras pessoas.

Portanto, na área de IT é mesmo importante que saibam inglês. Caso não saibam ainda falar a língua, deixo-vos aqui um outro vídeo meu, onde vos explico como o podem fazer também, de forma simples e fácil. Eu comecei a minha carreira profissional sem saber inglês mas, como a mim, o inglês vai-vos permitir abrir portas para trabalhar completamente fora do mercado português. E hoje mais que nunca, pois, com a pandemia, muitas empresas começaram a contratar remotamente, e as oportunidades de trabalhar para empresas estrangeiras cresceram exponencialmente. Hoje podemos facilmente trabalhar para empresas estrangeiras sem sair de casa em Portugal, e isso só te é permitido se souberes falar inglês.

Assim sendo, o que vos recomendo é que invistam em aprender e bem o inglês e, quando dominarem esta língua, invistam numa terceira, pois pode ser o elemento diferenciador numa entrevista de emprego!