Maquilhagem para iniciantes: mapa do rosto

maquilhagem para iniciantes: mapa do rosto
maquilhagem para iniciantes: mapa do rosto

Hoje trago-vos uma pequena lição de maquilhagem para iniciantes. Saber identificar as zonas do rosto ajuda imenso a perceber e executar mais facilmente os tutoriais que poderão ver neste e noutros canais.
Então, vou ensinar-vos os nomes das zonas do rosto, começando da testa para baixo, e de que maneiras podem realçar cada uma destas zonas com sombras e brilhos para obter o melhor resultado possível.

Testa


Olhando para o nosso mapa do rosto, começamos pela testa. Aqui podemos identificar a zona “T”, que inclui a testa e a cana do nariz. É nesta zona que mais facilmente podemos identificar o nosso tipo de pele, relativamente à oleosidade, por exemplo. Assim, sabendo que tipo de pele temos, podemos então escolher os produtos mais indicados para a mesma.

Sobrancelhas


Continuando a descer, passamos para as sobrancelhas. Muitas pessoas optam por as preencher, para as realçar. Mas é nos olhos que vamos poder identificar mais zonas e como as podemos maquilhar correctamente.

Olhos


Nos olhos podemos facilmente identificar o canto externo do olho como “zona V” externa. Nesta zona o tipo de maquilhagem predominante é sempre uma sombra mais escura, é a que mais se utiliza. Complementar à “zona V” externa, temos então também a “zona V” interna, no canto interno do olho. Aqui vamos usar uma maquilhagem mais clara, para dar um ponto de luz ao olho. Neste artigo podes descobrir quais as sombras certas para cada tipo de olhar.


Outra zona onde vamos aplicar também muito as sombras, é na pálpebra móvel. E logo acima desta, aquela zona entre a pálpebra móvel e a sobrancelha, é o côncavo. E certamente já ouviram a expressão “definir o côncavo”, e o que é isto? É aplicar uma ligeira cor de transição, normalmente castanho, para dar-mos profundidade ao olhar.


Para fecharmos então a zona dos olhos, temos ainda mais um nome que irão ouvir com muita frequência nos diversos canais do YouTube, que é a linha de água. A linha de água não é nada mais, nada menos, que aquela linha interna da pálpebra inferior. Normalmente diz-se para aplicar produto na linha de água, ou abaixo da mesma, um bocadinho de sombra por exemplo.

Maçãs do rosto


Abaixo dos olhos, temos então as famosas maçãs do rosto. Para conseguirem facilmente identificar as maçãs do rosto, basta sorrirem e verem a zona do rosto que fica mais saliente, e é onde normalmente aplicamos o blush. Aqui podem usar diferentes truques para dar diferentes efeitos àquilo que pretendem. Por exemplo, aplicar produtos acima da maçã do rosto, podemos iluminar a cara, ou abaixo da cara para esculpir ou definir a cara.

O “arco do cupido”


Por fim, temos o “arco do cupido”. O arco do cupido é aquela curva pequenina que temos logo acima dos lábios, onde normalmente aplicamos um bocadinho de iluminador.


Isto são tudo termos que vão encontrar com regularidade nos meus vídeos aqui no canal, e conhecendo-os ajuda e facilita muito a executar os diversos tutoriais que irei fazer.


Então, já sabiam estes nomes todos? Têm alguma dúvida sobre maquilhagem, que gostariam de ver abordada aqui? Que truques usam? Digam-me tudo!