Intensidade do fluxo menstrual: conhecem a vossa?

Já todas sabemos que o fluxo menstrual (ou menstruação) é um sintoma mensal do ciclo reprodutivo da mulher caraterizado pela perda de sangue. Mas todas nós temos fluxos diferentes, que podem ser leves, moderados ou intensos.

Já todas sabemos que o fluxo menstrual (ou menstruação) é um sintoma mensal do ciclo reprodutivo da mulher caraterizado pela perda de sangue. Mas todas nós temos fluxos diferentes, que podem ser leves, moderados ou intensos.


E vocês, sabem o que é o fluxo menstrual? Conhecem a intensidade do vosso?

O que é o fluxo menstrual?

fluxo menstrual é provocado pela descamação do endométrio. Por isso, corresponde à renovação das paredes de um útero preparado para uma fecundação que não ocorreu.

Mas, como vos dissemos, nem todas as mulheres têm fluxos com a mesma intensidade, o que depende de vários fatores como:

  • o Índice de Massa Corporal (IMC)
  • eventuais desequilíbrios hormonais;
  • problemas ginecológicos;
  • a toma de alguns medicamentos;
  • e determinadas condições de saúde.

Em todo o caso, a quantidade de fluxo considerada ‘normal’ está entre os 10 e os 60 ml – o equivalente a uma chávena de café.

fluxo menstrual

Como identificar a intensidade do vosso fluxo

O vosso fluxo pode ser: leve, moderado ou intenso. Mas saber quantificá-lo nem sempre é fácil. E, por isso, hoje apresentamos-vos alguns indicadores que podem ajudar-vos a classificar a intensidade do vosso fluxo menstrual.

  1. A frequência com que mudam o vosso penso/tampão/copo menstrual;
  2. A presença ou ausência de coágulos no fluxo menstrual;
  3. A duração do vosso ciclo menstrual.

Ora, o vosso fluxo pode ser considerado:

  • leve – quando conseguem ficar cinco ou mais horas com um absorvente, ou mais de seis horas com um copo menstrual. Também pode ser considerado um fluxo leve se durar apenas entre três a quatro dias e nos restantes surgir numa quantidade insignificante e de cor acastanhada.
  • moderado – se durar de quatro a seis dias, apresentando alguns coágulos e só ao sétimo dia começar a ter um tom mais ténue. Nestes casos, as mulheres são capazes de ficar quatro horas com um absorvente externo e cerca de seis com um copo menstrual. Além disso, quando os retiram, sentem-nos praticamente cheios.
  • intenso – se a vossa menstruação tem sempre a mesma grande quantidade e se sentem que precisam de usar pensos, tampões e copos do tamanho maior. Ademais, o vosso fluxo será intenso se precisarem de trocar de absorvente em menos de três horas. Se já tiverem passado por vários episódios em que o absorvente ou copo acabou por ser ineficaz, o vosso fluxo será certamente considerado intenso.

Como veem, nem todas temos um fluxo menstrual igual, mas estes sinais ajudam-vos a classificar a intensidade do vosso. 

Estejam atentas ao vosso corpo e ele dir-vos-á mais sobre vós.

+Leiam mais sobre artigos de menstruação no site.