Hoje é o dia Mundial da Osteoporose, a doença dos ossos

O dia 20 de Outubro é o dia Mundial da Osteoporose, a doença dos ossos. Esta é uma doença que me preocupa muito. Leia como pode melhorar os seus ossos.

O dia 20 de Outubro é o dia Mundial da Osteoporose, a doença dos ossos.

É uma doença que me preocupa muito porque a minha família materna sofreu desta doença, a minha mãe também têm sintomas e eu para já não sinto problemas. Mas com o desgaste que provoquei na perda de peso mais o exercício físico e a tendência familiar, estou sempre alerta e atenta a dar a alimentação aos meus ossos.



Então, o que é a Osteoporose
?

Uma doença que se caracteriza pela redução da massa óssea e diminuição da resistência.

Como pervenir e manter uma boa saúde óssea?

Com hábitos alimentaras saudáveis + prática regular de exercício físico.

Hábitos de consumo excessivo de álcool, cafeína, fibra e falta de cálcio e vitaminas são os principais factores de risco para a Osteoporose.

Diagnóstico

O diagnóstico normalmente só é feito após a primeira queda, dado que os sintomas não são perceptíveis. O método para fazer este diagnóstico é através de um exame de densidade óssea. Este exame permite medir a densidade mineral óssea da coluna e assim entender o grau desta doença.

Existe 3 garus para classificar a densidade óssea: normal, osteopenia e osteoporose.

A prevenção é a chave, por isso continuo a beber leite reforçado em cálcio e derivados e incorporo alimentos como os brócolos na minha alimentação.

Aplica alguma desta recomendações para melhor a sua condição física?

Leia mais sobre *saúde no site.