Asana: a plataforma para gerir o trabalho

gerir o trabalho

Hoje venho falar-vos um pouco de uma plataforma que utilizo com frequência. Muitos de já devem ter ouvido falar dela. Falo do Asana que é uma aplicação móvel, com website, de gestão de projetos e que te ajudará a gerir o trabalho em geral.

Trabalho em equipa

O Asana permite-vos dividir os vossos projetos em grupos de trabalho. Adicionar pessoas por grupo e organizar os trabalhos que cada uma tem de fazer e até mesmo, estipular um prazo para entregas. Assim, conseguem facilmente gerir os processos dos vossos projetos de forma mais organizada e acessível!

Criação e gestão de projectos

Podes criar projectos relacionados com tudo e mais alguma coisa! Desde lançamentos de produtos/serviços a organização de eventos físicos ou virtuais. É igualmente útil para a automatização de certas tarefas da equipa. O Asana permite mais de 100 integrações com outras plataformas, como por exemplo plataformas de e-mail, que dá oportunidade de recepção de notificações por e-mail do desenvolver de certas tarefas e a aproximação de prazos de entrega.

Utilização

Tem uma interface muito intuitiva para todos os intervenientes, sendo ainda personalizável em diversos aspectos estéticos e organizacionais. Os projectos lá criados podem ser vistos em modo calendário, cronograma ou quadro, o que facilita a gestão e adaptação consoante ser um acontecimento ou uma tarefa específica. Deste modo é também possível agradar às diferentes metodologias de trabalho de cada membro da equipa.


Do ponto de vista de elemento de equipa, também é incrível. Recebem o trabalho delegado, organizado por prioridades e prazos de entrega, e podem ir assinalando como “feito” à medida que está concluído. Permite ainda arquivar ficheiros às tarefas, facilitando assim a partilha dos mesmos com os responsáveis por cada uma das tarefas. E isto tudo de forma gratuita!


Claro que há modalidades premium, que se justificam se já estão a saltar de projectos pessoais para projectos empresariais. Têm um role maior de oferta de serviços que aumenta também com o valor da mensalidade.


Tanto o Asana como outras aplicações do género, ganharam força com o aumento do trabalho remoto. O teletrabalho cresceu exponencialmente e para além da obrigatoriedade inicial, muitas empresas decidiram partir para o mundo digital, e organizarem lá toda a sua estrutura. Este acontecimento veio mostrar que não há tanta necessidade de presença física como se pensava, e que as pessoas podem trabalhar remotamente, de onde quiserem. Basta haver internet!


E não há nada melhor que uma boa forma de organização de trabalho, que uma aplicação como o Asana.
E vocês, estão em teletrabalho? Como é que organizam as tarefas que têm em mãos?