Dicas de poupança para 2021

Dicas de poupança para 2021
Dicas de poupança para 2021

Nunca é tarde para começar a poupar! E num ano atípico como este, em que estamos há três meses fechados em casa, o que pode parecer algo difícil por um lado, pode ser bastante fácil por outro! Por isso deixo-te aqui umas dicas de poupança para 2021.

Poupar no supermercado

Com o confinamento, contudo, toda a gente se viu a gastar mais dinheiro em supermercado, o que é normal, dado ao tempo que todos passamos em casa agora. Assim, para terem um maior controlo sobre as vossas compras de supermercado, façam uma lista de compras e fiquem fiéis á mesma! Se planearem as refeições da semana com antecedência, e fizerem uma lista de compras para o que vão efectivamente precisar, diminuem aqueles impulsos de última hora, na compra de um produto ou outro, que muitas vezes ficam guardados semanas sem serem utilizados. Há ainda produtos com promoções esporádicas, portanto, nada como comprar em promoção. Ao fim do mês a diferença poderá ser de várias centenas de euros, se somarem tudo!

Poupar em refeições

Para os dias que não vos apetece cozinhar, o truque é fazerem pratos que sobrem para o dia seguinte e continuem deliciosos após serem aquecidos! Um prato de forno como lasanha ou bacalhau com natas, ou mesmo um de tacho como uma massa ou algo mais pesado como uma feijoada ou similar, são sempre boas opções!


Para quem não resiste a um UberEats, porque não decidir um dia por semana fixo para encomendar? Assim já têm decidido que vão efectivamente gastar aquele dinheiro naquele dia, e não o farão nos outros! Isto claro, conta para o planeamento semanal das refeições.

Poupar em compras online

Agora vamos ao mundo das compras online! Cresceram exponencialmente neste último ano, e toda a gente se vê a gastar mais do que queria neste mundo que vai desde roupa a bricolage, de maquilhagem a decoração e de sapatos a novos utensílios gerais. Qual o truque para gerirem estes gastos? Mais uma vez, planeamento!

Então vamos a um pequeno exercício que serve de exemplo! Imaginemos que o vosso rendimento fixo mensal é de 1000 euros. As despesas fixas são de 400 (entre carro, casa, água, luz, etc..). Restam 600 euros. Por mês gastam cerca de 200 euros em alimentação. Restam 400. Agora decidam, quanto querem poupar e quanto querem gastar. O truque é serem mesmo fiéis ao que planearam. Se foram 20 euros dedicados a esses gastos não gastar 21. Se forem 100 não gastar 101!


Então, e vocês? Estes truques funcionam convosco? Quais os que mais usam?