Devo utilizar Retinol? Quais os benefícios?

Devo utilizar Retinol? O que é o Retinol? Será que estou na idade certa para utilizar Retinol? Estas foras as questões com que me deparei quando ouvi pela primeira vez deste nome.

Devo utilizar Retinol? O que é o Retinol? Será que estou na idade certa para utilizar Retinol? Estas foras as questões com que me deparei quando ouvi pela primeira vez deste nome.

Primeiro vou vos explicar o que aprendi sobre o Retinol. Trata-se de um derivado da Vitamina A que é poderoso na redução de rugas e de linhas de expressão. Este componente em contacto com a pele permite a renovação celular, que a partir dos 30 anos demora mais tempo a acontecer.

A renovação celular acontece a cada 28 dias. Ou seja, a cada mês podemos contar com pele nova, fresca e macia no face, isto antes dos 30, após os 30 temos de ajudar o corpo.
retinol

Quem deve utilizar Retinol?

Para quem começar a apresentar um sinal de envelhecimento e necessita de hidratação profunda e renovação celular deve utilizar, isto significa, acima dos 30 anos deveram introduzir na vossa rotina.

O primeiro produto pelo qual devem começar é com o creme de olhos, dado que é das primeiras zonas da face a apresentar sinais. Por outro lado podem já optar por creme de noite se tiverem mais linhas de expressão ou por um serum para quem já tenha rugas marcadas.

Cuidados a ter no uso de Retinol

  • No caso de pele sensível tenham especial atenção se as vossas peles apresentam vermelhidão por mais do que uma semana porque o produto poderá ter uma percentagem elevada de retinol para vocês.
  • Os produtos devem ser sempre aplicados à noite. Ao aplicar de dia o produto pode reagir com a radiação solar e causar danos à pele (provoca manchas).
  • É fundamentar reforçarem a aplicação diária de protector solar no rosto durante o uso do produto para proteger o rosto do sol e evitar danos na pele.
  • É importante saber que os cremes com retinol não substituem os cremes hidratantes, por isso, devem continuar a utilizar o creme hidratante diariamente.

Quais os benefícios?

Proporciona elasticidade e firmeza à pele dado que a renovação celular aumenta a produção de fibras de colagens e elástica, assim melhora estes dois aspectos da pele.

Por outro lado, como mencionado, podem dizer adeus às rugas e ao fotoenvelhecimento da pele.

Assim, com todos os cuidados que devemos ter com o sol, apostar num tratamento com retinol só tem vantagens para retardar o envelhicimento da pele.