Como realizar objectivos em 2020

Vou te explicar como realizar objectivos para conseguires crescer como ser humano e para teres um ano mais saudável nas várias dimensões da tua vida.
Vou te explicar como realizar objectivos para conseguires crescer como ser humano e para teres um ano mais saudável nas várias dimensões da tua vida.

Sabes como atingir aquilo que desejas, realizando os teus objectivos sem deixar para trás nenhuma área importante da tua vida?

Fica atento que neste artigo vou-te dar as ferramentas que precisas para realizar todos os objectivos da tua vida em todas as suas dimensões.

Tens só de prometer uma coisa a ti mesmo, que irás dedicar tempo e teres paciência contigo próprio. Porquê criar rotinas e hábitos saudáveis leva o seu tempo, mas é possível de aprender, com algum planeamento, esforço e dedicação.

Como realizar objectivos em 2020? Através da criação de rotinas e hábitos que te permitiram planear as diversas áreas da tua vida. Através de ferramentas, como a roda da vida, que irá permitir analisar e planear as seguintes áreas:

  • Saúde e Disposição;
  • Desenvolvimento Intelectual;
  • Equilíbrio Emocional;
  • Realização e Propósito;
  • Recursos Financeiros;
  • Contribuição Social;
  • Família;
  • Relacionamento Amoroso;
  • Vida Social;
  • Hobbies e Diversão;
  • Plenitude e Felicidade;
  • Espiritualidade;

Sabes como utilizar a roda da vida?

Em primeiro lugar, tens de pegar numa folha de papel, dividir em duas colunas e escrever o que aconteceu de bom e menos bom em 2019.

De seguida após teres a lista terminada, decide quais as coisas a retirar e a acrescentar para 2020.

Não tenhas medo de despejar todas as tuas ideias e pensar um pouco mais afundo como queres que este ano aconteça, pois só depende de ti em grande parte e da tua capacidade de desenvolver disciplina e consistência.

De seguida, faz o download do exercício da roda da vida (aqui no artigo), e analisa qual a tua satisfação atual e qual o grau de importância que a mesma tem na tua vida.

Investe um bocado de tempo para refletires sobre isto, e o que procuras em 2020. Sem pressa!

Agora que tens uma breve visão do cenário atual e do cenário que procuras já irás conseguir definir e planear melhor os objetivos para cada uma das áreas. Como estás agora a começar, tenta no máximo ter uma lista entre 12 a 24 objetivos globais. 

Com a ferramenta de planeamento anual, coloca em cada um dos meses quais os objetivos a serem atingidos, no mínimo 1 no máximo 3 (podes auxiliar-te tendo em conta as dimensões da roda da vida).

Para este primeiro mês, pegua nesse(s) grandes(s) objetivo e divide em outros pequenos objetivos.

Vamos a um exemplo prático?

Perder 5 quilos até junho, poderia ser o objectivo geral. Porém em Janeiro, o sub-objetivo pode ser perder 300 gramas, na primeira semana, 200 gramas na segunda, 350 gramas na terceira e 200 na quarta semana, o que faria perder mais que 1 quilo em janeiro. 

Ao subdividir o objetivo geral consegues ter uma visão mais clara que como o objetivo pode ser cumprido e também permite uma maior motivação e monitorização, levando a uma maior facilidade de ajuste. 

Agora que já consegues planear o mês podes começar a planear a semana, e até mesmo o teu dia, de forma fácil e que permite ir medindo a tua evolução e avaliar o teu grau de satisfação com o plano. 

Com estas ferramentas, podes analisar e avaliar as várias dimensões da vida, definir objetivos a longo prazo, para o ano de 2020. Consegues também ter uma visão dos objetivos globais para o mês, e ainda um plano de ação para a semana e para os dias, de forma sempre alinhada com aquilo que queres para o teu ano. 

Faz o download das ferramentas, para ter um ano em que realizes todos os teus objetivos aos diversos níveis. Para conseguires criar rotinas e hábitos que permita a ti transformares os teus dias em momentos que quando somados levam-te ao caminho que procuras.

Sem ser menos importante, se por acaso falhares um dia, ou dois, não te esqueças de voltar ao plano, reavaliar e redirecionar. Porquê é um processo de aprendizagem, mas que bem aproveitado te ajudará a chegar a onde queres.

+ artigos