7 alimentos bons para o coração

A alimentação tem um papel fundamental na nossa saúde. Estes 7 alimentos vão o ajudar a fazer escolhas mais assertivas para o seu coração.
Alimentos bons

Todos nós sabemos que a alimentação tem um papel fundamental na nossa saúde, quando aliada à atividade física regular e a bons hábitos de sono. Além disso, a alimentação reforça o nosso sistema imunitário e há alimentos bons para o coração que previnem o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. 

Vamos saber quais?

Sete alimentos bons para o coração

Entre os vários alimentos bons para o coração recomendados pelos nutricionistas, há pelo menos sete que são imprescindíveis e que facilmente encontras em qualquer supermercado:

  1. azeite – que é uma gordura monoinsaturada, rica em oxidantes, vitaminas A, D e E, e que pode ser consumida crua ou usada na confeção dos alimentos;
  2. frutos secos – desde que consumidos na sua forma natural (sem açúcar ou sal) são uma fonte de vitaminas, fibras e minerais, possuindo propriedades anti-inflamatórias. É de destacar a noz, um dos melhores frutos secos para prevenir o mau colesterol.
  3. frutos vermelhos – mirtilos, framboesas ou morangos contêm muitos antioxidantes, sendo, por isso, excelentes aliados do bom funcionamento do teu coração, melhorando o fluxo sanguíneo.
  4. chocolate preto com uma elevada percentagem de cacau – potencia o aumento dos antioxidantes no sangue, e ajuda a reduzir a tensão arterial.
  5. sardinha – rica em ácidos gordos e ómega 3, ajudará a reduzir os teus níveis de triglicéridos (gorduras que circulam no teu sangue). Assim, consta entre os alimentos bons para o coração e é uma boa alternativa à carne vermelha.
  6. feijão – as leguminosas são ricas em vitaminas do complexo B, proteínas, minerais e hidratos de carbono de absorção lenta. Deste modo, deixar-te-ão saciada durante mais tempo, sem comprometer a tua saúde cardiovascular.
  7. verduras – espinafres, brócolos ou couves são alimentos bons para o coração, uma vez que possuem uma dose considerável de ácido fólico e fibra.

Dicas para consumir mais alimentos bons para o coração

Não sabes como incluir estes alimentos nas tuas refeições? Não te preocupes, repara como é fácil:

  • Pequeno-almoço: substitui a manteiga pelo azeite nas torradas;
  • Almoço: opta por uma carne magra e substitui o arroz e a massa por leguminosas como o feijão ou o grão.
  • Lanche: escolhe um iogurte magro e adiciona-lhe nozes e frutos vermelhos.
  • Jantar: prepara um peixe como a sardinha e acompanha-o com uma boa dose de brócolos.

Como vês, é possível ter uma alimentação equilibrada, com sabor e, sobretudo, atenta aos alimentos bons para o coração. Promover uma ótima saúde cardiovascular está ao alcance da tua mesa.