5 Dicas para um sono mais descansado

5 Dicas para um sono mais descansado
5 Dicas para um sono mais descansado

Olá malta! Hoje vou-vos falar de um tema que nos afeta a todos de uma forma ou outra, e que nos influencia significativamente em muitos aspectos da vida. O sono! Com 5 dicas para um sono mais descansado.


Uma boa noite de sono é meio caminho andado para o dia vos correr melhor. Acordam descansados, frescos e pronto para o que vier! Mas nem sempre acontece. Há vários factores externos que vos podem afetar a qualidade de sono, alguns que não é fácil ter controlo. Contudo, há factores que podem controlar para tentar optimizar ao máximo o vosso sono!

Apanhar sol durante o dia

Como sabem, o nosso corpo funciona por ciclos, sendo que a luz solar é o principal “trigger” do corpo. Quando o sol nasce, o corpo começa a despertar e a preparar-se para as actividades do dia. A luz solar ajuda-nos a produzir uma série de vitaminas importantes para o corpo. Assim, quando o sol se põe, o corpo começa também gradualmente a fechar o ciclo daquele dia, e a começar a desligar gradualmente até irmos dormir.

Manter uma rotina

O corpo rege-se por ciclos e rotinas. Manter um hábito de sono é importante para o corpo saber quando é que é altura de descanso e actividade. Não conseguir manter uma ritmo de sono regular, vai fazer com que estejam a forçar o corpo a ficar acordado quando este pede para dormir, ou a terem dificuldade em adormecer quando o corpo acha que não é altura disso.

Criar o ambiente ideal

E aqui vocês perguntam, qual o ambiente ideal? E eu digo-vos, digam-me vocês! Há pequenos fatores que se mostraram importantes quando se fala em obter um sono descansado. Ter o quarto arrumado e arejado, a cama feita de lavado com aquele cheirinho bom do condicionador e a vossa almofada, são fatores quase universais que influenciam o sono de qualquer pessoa. Mas depois entram os fatores que variam muito de pessoa para pessoa. Há quem goste de dormir com o quarto totalmente escuro, e há quem goste da luz da rua. Há quem precise de um ambiente muito silencioso, há quem goste de ruído de fundo. Por isso identifiquem os factores externos que estão ao vosso controlo, e moldem-nos ao vosso gosto!

Cansar o corpo

Um corpo cansado pede mais descanso. Quem faz exercício físico com regularidade tem tendencialmente um sono com maior qualidade. Quem nunca passou pela sensação de ter o corpo esgotado depois de um bom treino e dormir que nem um bebé?

Evitar produtos estimulantes

Está comprovado que o café afecta em muito a qualidade de sono das pessoas. Um café de manhã pode ser aquele boost que precisem para começar o dia, mas tentar melhorar a qualidade do vosso sono não devem tomar mais que dois por dia, um de manhã e um depois de almoço. O café pode fazer efeito até 6h depois de consumido, portanto evitem cafés o resto do dia!


E com vocês? O que é que resulta para terem aquela noite de sono maravilhosa e descansada?