Apesar desta palavra, menstruação, estar presente mensalmente e praticamente em mais de metade dos seres humanos ainda é tratada como um assunto tabu. Que não deve ser comentado, falado ou divulgado no mundo.

Estão curiosos por saber de onde vem a origem deste tabu?

Antes de mais começando pelas várias investigações que fiz este ocultar de falar de menstruação vêm de pensamentos da idade média onde o sangue menstrual era visto como veneno, sujo e impuro.

Sabiam que as mulheres durante a menstruação não podiam tocar em flores, nem cozinhar e eram afastadas do convívio social?

Neste sentido existiam inúmeras teorias sobre a menstruação que afirmavam que esta fase da mulher era uma fase de eliminar as impurezas do sangue ou que até não eram capazes de reter os resíduos da digestão de alimentos.

Foram longos anos de mitos e suposições sobre a menstruação sem base cientifica que explicasse este processe reprodutivo do corpo feminino.

menstruação

Actualmente com a ciência a explicar perfeitamente o funcionamento do nosso sistema, sistema reprodutor feminino, a visão continua muito negativa sobre o tema.

Na sociedade actual em que vivemos continua a ser a ser um grande tabu o tema menstruação.

Para mim, já passamos a hora de isto ficar para trás, devemos como mulheres falar abertamente com as várias gerações, explicar ao nosso sexo e ao sexo oposto que é um processo natural.

Não podemos sustentar este tabu que tem uma origem de idade média.

Desta forma, sem medo e nem vergonhas comentem quais são os próximos temas que querem que traga para aqui e que partilhe os meus conhecimentos e investigações.

No caso de necessitarmos de mais conhecimentos médicos trarei para aqui a equipa certa para vos ajudar.

Juntas vamos quebrar o tabu?

+ assuntos de saúde
[+informação SNS Portugal]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *