Por mais estranho que pareça, é verdade: há acontecimentos que fazem engordar, levando-te a olhar para a balança com frustração. E muitos são os fatores que podem contribuir para os infames quilos a mais, como o envelhecimento, um desequilíbrio hormonal, ou o stress do dia a dia.

Mas também há certos acontecimentos que fazem engordar por coincidirem com determinadas fases das nossas vidas. Sabes quais são?

acontecimentos que fazem engordar

Os três principais acontecimentos que fazem engordar

No caso das mulheres, os acontecimentos que fazem engordar são, sobretudo:

  • Ingressar na Universidade — já que a transição do ensino secundário para a faculdade implica um amadurecimento que pode provocar algum nervosismo nas jovens mulheres. Além disso, gerir a preparação para os exames de todas as cadeiras da universidade pode gerar stress e, assim, favorecer o aumento de peso.
  • Entrar no mundo profissional — uma vez que o início da vida laboral também é uma etapa de grandes mudanças. Ter um emprego implica cumprir horários e tarefas bem definidas, ter rotinas mais rígidas e até lidar com a pressão do ambiente de trabalho. Assim, é perfeitamente normal que começar a trabalhar seja um dos acontecimentos que fazem engordar a maior parte das mulheres.
  • Ter um filho —, pois todas sabemos que a maternidade muda muito a vida das mulheres. Aliás, e sobretudo com recém-nascidos — entre a amamentação e as noites mal dormidas —, as mães podem não ter tanto tempo para cuidar de si. Por isso, também nesta fase as mulheres ganham peso e, como a canção sentencia, “o corpo é que paga”.

Prevenir para não remediar

Ora, os acontecimentos que fazem engordar são aqueles que te levam a deixar de lado os bons hábitos, descurando o exercício físico e fugindo a uma alimentação regrada. Consequentemente, é provável que aumentes de peso e notes um indesejável acumular de gordurinhas, sobretudo na barriga e nos glúteos.

Mas a boa notícia é que podes, de antemão, tentar gerir melhor o teu tempo. Podes, por exemplo, fazer exercício em casa e preparar refeições saudáveis para congelar e comer mais tarde. Podes ainda tentar definir uma hora específica para acordares e ires para a cama, regulando os teus ciclos de sono.

O truque é não deixar de vigiar as tuas oscilações de peso para agir o quanto antes, se for caso disso. Contudo, é importante evitar que a preocupação com a silhueta se torne uma obsessão. Até porque o stress é um dos fatores que mais pesa na balança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *