Sabias que as recomendações nacionais e internacionais são bem claras no tempo de prática de exercício que devemos fazer por semana? 

As recomendações ditam 150 minutos por semana como sendo o tempo de prática de exercício para seres saudável. O que significa em média 30 minutos por dia útil da semana. Pode ser a correr, a fazer um HIIT ou até uma simples caminhada. O que fazer e como gerir esse tempo deixam a cargo de mim e de ti mesmo.

Esta recomendação reflete vários anos de investigação e têm como objectivo promover os benefícios da atividade física. Como o bem-estar, o conforto, a alegria e o melhoramento na saúde, como o sistema cardiovascular, o sono, a digestão, etc.

Uma coisa é certa e é onde surgem as maiores asneiras quando se pensa que se é saudável por praticar exercício físico. A ida ao ginásio ou a prática de uma atividade é muito diferente de ser fisicamente ativo, que é uma das bases de se ser saudável.

Sabes o que é que isto significa?

Significa que o tempo de prática de exercício no ginásio é um bloco de tempo que alocaste para o melhoramento físico, ou seja, os 30 minutos por dia. O estar fisicamente ativo é ires fazer as compras de supermercado a pé, o subir escadas no trabalho e em casa, o passear o cão ao fim do dia, o brincar com as crianças, o caminhar, o levantar no escritório para ir falar com o colega ou beber água, etc.

A conjugação do tempo de prática de exercício com o estar fisicamente ativo, faz com que queimes calorias, tenhas muita energia e o mais fundamente saúde.

Em suma foi por isto que eu escolhi como um dos objetivos de 2020 deixar de parte o exercício físico em exagero. E optar por fazer uma prática de exercício moderara e apostar em manter-me numa atividade física eleva. 

+ Desporto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *