De seguida vou-te dar os conselhos que adoraria ter recebido de qual é a forma mais económica de viajar através do aeroporto de Lisboa e também confortável.

Inicialmente vou-te fazer um pequeno resumo da localização do Aeroporto de Lisboa e da sua estrutura.

O Aeroporto de Lisboa fica localizado no centro da cidade. O que é ótimo por um lado, dado que existem muitas formas de acesso ao mesmo, como o autocarro, o metro, o táxi, o uber, o bolt e o kapten. Por outro lado, é um caos quando existe engarrafamento e eventos na cidade. O melhor nesses dias, e por experiência própria, é mesmo ir de metro.

Já no que diz respeito há estrutura do Aeroporto em si contém dois terminais.

O terminal 1, de onde parte os voos maioritariamente não low cost, e o terminal 2, de onde parte os voos low cost e ao qual só tens acesso se utilizares o transfere do aeroporto. Ou seja, não existe uma ligação física entre os terminais para que possas caminhar.

No que diz respeito aos utilitários do Aeroporto de Lisboa, na minha opinião, o terminal 2 é de todo muito fraco. Não falo propriamente em lojas para compras, porque pelo meu Instagram sabes que eu não sou adepta de shopping em lojas físicas. Mas de bens essenciais, como por exemplo, uma farmácia.

A deslocação para o terminal 2 não é propriamente fácil. Se fores de transportes, tens de sair no terminal 1 e de seguida tens de mudar para o transfere do aeroporto para conseguires chegar ao terminal 2. Isto faz com que tenhas de planear a tua saída de casa com pelo menos uma meia hora a mais. Se optares por ir de táxi, conta também com uma pequena despesa extra.

No que diz respeito hà passagem para a porta de embarque, o terminal 2 têm apenas 3 portas de entrada. O que faz com que, tenhas de contar com mais uns 15/20 minutos para que consigas passar a porta. 

O terminal 1, conta com pelo menos mais de 6 portas de embarque, e nos meus últimos meses de de viagem não esperei mais do que 2/3 minutos para passar pelas portas. Mesmo nos meses de férias de Verão. 

No que diz respeito hà fila de espera para a deteção de metais, no terminal 1 o tempo máximo de espero ronda os 5 minutos e as máquinas de deteção são muito modernas. O que isto significa é que não tens de tirar os líquidos da mala, nem o relógio ou cinto que tens vestido. Já no terminal 2 a história é outra. Temos de retirar tudo da mala e do corpo, também tem menos máquinas, e isto faz com que o tempo de espera seja superior ao do terminal 1.

Para mim o terminal 1 têm vantagens que conta muito na hora de ter de me deslocar para o aeroporto. Isto permite-me entrar no Aeroporto com poucos minutos de diferença do meu voo levantar.

Normalmente desloco-me para o terminal 1 com 35/40 minutos antes da porta de embarque do voo fechar. E acredita que ainda me sobra tempo. Para petiscar alguma coisa, comprar uma lembrança, atualizar as minhas redes, falar com a minha família e amigos antes de levantar voo.

Outro detalhe do terminal 2 é o facto de ele não ter capacidade para acomodar muitas pessoas nas horas de ponta. Ou seja, não vais ter lugar para te sentar, nem para carregar o telemóvel, nem para abrir o pc e trabalhar ou até mesmo descansar. As pessoas estão muito amontoadas e mesmo que queiras comer um snack vai ter de ser em pé.

Em termos de conclusão, uma passagem aérea que me fique em conta para viajar numa low cost na realidade não fica a viajar através do aeroporto de Lisboa

Se somar o tempo extra para as deslocações ou o valor extra que gasto para me deslocar para o terminal 2, com o tempo que não é produtivo no aeroporto e com o desgaste de esperar em pé, a viagem propriamente dita não fica em conta. Comparado com o tempo que pouco no terminal 1, com o conforto e com a produtividade que me permite enquanto lá estou.

Se és utilizador frequente do aeroporto de Lisboa, deixa-me a tua opinião nos comentários. Concordas ou não concordas com o que escrevi? Partilha com a nossa comunidade as tuas dicas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *