O padrão de beleza corporal feminina e masculina têm se alterado ao longo dos anos. Mesmo com poucos anos que já tenho já levo uma experiência de duas tendências corporais.

Se andarmos bem para trás no tempo, remontando à idade da pedra, o que era belo numa mulher era as suas curvas, os seus seios. Na China Antiga a inteligência era o que ditava o padrão de beleza.

Voltando aos anos 90’s, onde cresci, vivi vendo um padrão de beleza corporal imposto pela magreza, pelo 86-60-86. Era isto que ditava o padrão de beleza corporal influenciado da midia. 

Hoje, o padrão mudou. Actualmente, a beleza corporal prende-se por corpos esculpidos. Definidos em excesso. Cresce um novo padrão de beleza corporal e saudável obsessivo.

No meio destas tempestades de padrão de beleza corporal imposto pela influência da midia, pergunto-me, existe um padrão de beleza corporal?

Na minha opinião é que não existe. E que a influência dos midia deveria ser muito mais cuidada no que toca a defenir padrões.

Em adolescente fui desportista e sempre tive um corpo maior que as minhas amigas dos 86-90-86. Em adulta tenho consciência dos vários tipos de comida e continuo a praticar desporto, posso me aproximar do “novo” padrão de beleza mas não o faço por isso.

Já cometi muitos erros por não ter o padrão de beleza da midia. E daqui surgi-me mesmo uma grande questão: “o que é que é realmente belo”?

Belo é a beleza natural. As estrias, a celulite, as cicatrizes, as perna mais definidas, os seios pequenos e as costas largas todos essas partes do meu e do teu corpo têm a sua própria beleza. A beleza corporal está para além do que os nossos olhos conseguem ver está na a atitude, energia e essência. Se tentares ser um padrão que alguém o idealizou nunca te sentirás completa nem satisfeita com quem és.

Para terminar, tirar ideias dos influenciadores e saber identificar o que é bom e saudável com base científica é o que deveria fazer parte do teu padrão de beleza corporal.

2 comments

  1. Na realidade, espero que nunca tenhas sentido na pele a rejeição por não teres os padrões de beleza exteriores atuais. A beleza vem sempre de dentro e quem nos aprecia por fora em deterimento do resto, são sempre as pessoas sem conteúdo…

    1. Olá, na verdade senti e continuo a sentir, as pessoas são assim mesmo. Rejeitam tudo o que saia dos padrões.
      A Beleza bem de dentro e das nossas ações e valores 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *