A pandemia do Covid-19 trouxe uma aceleração no conceito de trabalho remoto para Portugal como ainda não tínhamos visto como noutras culturas europeias.

Com a rápida adaptabilidade e sem histórico antecedente a produtividade poderá ainda não estar a acompanhar o ritmo europeu.

Para isso reuni algumas dicas que podem fazer diferença no vossos dias e vos tornar ainda mais produtivos no trabalho remoto.

trabalho remoto

Define um espaço para trabalhar

Pode parecer muito confortável sentar no sofá com o computador e esperar conseguir trabalhar.

Mas muito de nós estamos habituados a fazer isso para ler as notícias, ver um vídeo no Youtube ou até mesmo ver TV. O sofá é um local em que o cérebro associa a lazer e não de trabalho. Por isso é mesmo necessário reservarem uma mesa, colocarem o PC com um copo de água ao lado, uma cadeira confortável e porem mãos à obra.

Calls de Follow up com vídeo

Usar o Skype ou outra tool que seja recomendada pela organização e planear estas chamadas. Todos os elementos são importantes e o vídeo é fundamentar para estarmos ligados.

Uma fotografia não vale mais que mil palavras? A expressão é fundamental na comunicação.

Definir objectivos diários e seguir o progresso

Começar cada dia de trabalho remoto escrevendo os objectivos que têm de ser atingidos para ti e para a tua equipa.

Ajusta as prioridades diárias. Seguir o progresso individual e de equipa. Isto é fundamentar para a produtividade do elemento ou da equipa de trabalho.

Prestem muita atenção que se tarefas forem longas, são mais difíceis de gerir remotamente. O ideal é partir em micro tarefas para se conseguir medir a evolução.

Minimizar distrações

O cão e o gato a querem brincar, os filhos a pedirem atenção ou outros membros da casa a querem falar? Como minimizar estas distrações?

Dependendo da forma como vivem podem chegar ao acordo de criar sinais de que estão ocupados e que não podem ser distraídos.

Já os animais, não existe outra forma, a não ser os fechar numa secção da casa e nas pausas verificarem com é que eles estão.

Manterem-se sempre conectados

Ligar, enviar mensagem no chat ou o WhatsApp não pode ser visto como “não vou incomodar”.

Lembrem-se de que os colegas estão a trabalhar, não estão de férias em casa. Portanto devem sentir confiança e ligar, enviar mensagem escritas, de voz ou vídeo.

E porque não, manterem-se ligados com os colegas ou a equipa nas pausas tomando um café e ou chá?

É fundamentar estarmos ligados e convivermos nas pausas.

Assim, mantém-te conectado, rasteja as tarefas, diminui as distrações e reserva um espaço para o trabalho, que a produtividade virá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *