Perguntam-me muitas vezes como cozinho de forma saudável sem gastar muito tempo todos os dias. E como consigo na maioria dos dias levar o almoço para o trabalho e até mesmo os meus bolinhos ou bolachas saudáveis.

Digo-vos desde de já que esta mudança de hábitos e rotinas não foi de um dia para outro. Aliás, levou alguns anos.

Muitas das dicas fui testando e pensado por mim como poderia fazer para optimizar o meu tempo. Nestes últimos anos senti mesmo essa necessidade. Não achei este tipo conteúdo nos blogs FIT que sigo de como cozinhar de forma saudável em pouco tempo. Espero que as minhas dicas te possam ajudar.

  • A primeira dica é fazeres um lista de compras que inclua legumes, frutas, carnes, peixes, ovos, iogurtes, cereais (aveia ou outras farinhas, massa, arroz, etc ), temperos (canela, coentros, etc) e frutos secos (amêndoas, cajus, etc).
  • A segunda dica é reservares 2 horas do teu fim de dia ou fim de semana para cozinhares.
  • A terceira dica é cozinhar em grandes doses para poderes congelar almoços e jantares.
  • A quarta dica é cozinhar de forma multi-tarefa, ou seja:
    • Eu começo por preparar a sopa. Nesta caso, costumo cozinhar sopa que me dê para duas semanas. Assim, a que vou usar nesta semana coloco-a no frigorifico. E a que irá passar para a semana a seguir vai para o congelador. (Neste caso já estou a criar uma sopa de backup caso coma mais numa semana, ou caso tenha convidados em casas, ou até mesmo em situações de na semana seguinte não ter hipótese alguma de cozinhar já tenho a reserva).
    • De seguida, preparo a carne e peixe e cozinho. Caso seja necessário, deixo a carne e o peixe a tomar de sal e temperos uns minutos antes de cozinhar.
    • Depois, coloco a massa ou outro hidrato e os legumes a cozinhar.
    • Por fim, vou preparando os bolos e bolachas FIT com aveia e frutas.
  • A quinta dica é congelares uma das sopas. E congelares os almoços e jantares a partir do terceiro dias. O primeiro e segundo dia eu costumo colocar no frigorifico. Ao congelares separa já em doses individuais. Assim, é só tirar um dos recipientes deixar a descongelar pro jantar ou até mesmo levar congelado que até ao almoço fica bom.
  • Os bolos, bolachas e panquecas até ao segundo dia também ficam óptimos.

Assim, com apenas duas horas por semana, consigo fazer a comida para toda a semana e ter reservas no congelador para emergências. Isto para mim funciona super bem e parecendo que não se fosse cozinhar todos os dias ira ao fim de uma semana necessita de muito mais que 2 horas.

Ao fim de semana costumo cozinhar ou ir comer fora ou a casa de amigos e família. Mas os outros  5 dias de semana estão super encaminhados sem gastar muito tempo.

Além deste beneficio de poupar tempo a qualidade da comida é controlada por mim. Além disso dá para fazer uma determinada poupança económica e também manter-me num estilo de vida saudável.

Quais são as tuas dicas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *