stress é um dos desequilíbrios mais frequentes do século XXI e tem manifestações fisiológicas e comportamentais a que deves estar atento. Pela tua saúde física e pelo teu bem-estar emocional deves, pois, conhecer os sinais de stress mais frequentes. 

Fatores que te levam a sentir sinais de stress

Antes de mais, de forma a que os evites ao máximo, importa identificar os fatores que contribuem para  aumentar os teus níveis de stress. Assim, fica a saber que o stress pode ser provocado por fatores como:

  • poluição e más condições de habitação;
  • maus hábitos alimentares e ausência de rotinas;
  • excesso de trabalho ou insatisfação em relação às tarefas que te são atribuídas;
  • relações sociais conflituosas ou relações familiares que exijam demasiado de ti

Mas se, ainda assim, não tens a certeza de que sofres de stress, sabe que há certos sintomas que o revelam, de forma inequívoca. Acompanha-nos e dir-te-emos quais.

Ouve o teu corpo e não ignores estes sinais de stress

Há vários sinais de stress que não deves menosprezar. Entre eles contam-se:

  1. dores musculares – que pode ser um dos grandes sinais de stress, sobretudo quando se localiza na parte superior das tuas costas;
  2. dores de cabeça intensas – que podem até comprometer a agilidade com que realizas as tuas tarefas diárias.
  3. sede constante – uma prova de que as tuas glândulas suprarrenais estão a libertar hormonas como a noradrenalina, que respondem a situações de tensão.
  4. transpiração excessiva (hiperidrose) – normalmente sem causa aparente, que se manifesta sobretudo nas mãos e axilas, indiciando um desequilíbrio no teu sistema nervoso.
  5. oscilações de peso – causadas por alterações hormonais a que sujeitas o teu corpo em alturas de stress.
  6. falta de memória – nomeadamente a memória espacial, que te leva a esquecer, constantemente, do local onde deixaste um determinado objeto.
  7. sistema imunitário enfraquecido – porque o teu corpo está mais vulnerável e menos preparado para responder a eventuais ameaças externas, adoecendo mais frequentemente.

Depois de identificados estes sinais de stress, está na altura de combateres aquilo que te leva a sofrer deste distúrbio. Mas como? É simples: seguindo uma alimentação saudável, praticando meditação, fazendo exercício físico ao ar livre e procurando ter horários de sono regulares. 

Livra-te destes sinais de stress e garante que o teu dia a dia não te consome! Viver uma vida plena e sem tensões desnecessárias está ao teu alcance. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *