Vou te dar as minhas 5 dicas de sobrevivência para quem vai para a faculdade de Aveiro. Principalmente, para quem vai fazer um curso de engenharia.

Ingressei na faculdade de Aveiro no ano 2005. Muito desde então já mudou, mas o espírito da cidade e do meu curso em específico, Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações, permanece com a sua essência.

#1 Dica de sobrevivência para a faculdade

Conhece o máximo de veteranos do teu curso, parece assustador, eu sei, também senti o mesmo, vestidos de capa preta e a praxarem-nos. Mas acredita, eles vão ser os teus melhores amigos. Todos os meus melhores amigos de cursos são mais velhos que eu. Eles deram-me imensas dicas dos locais onde morar na cidade, quais as opções a escolher durante o curso. Deram-me apontamentos e exames resolvidos, disseram-me quais eram os melhores professores. Hoje em dia continuam-me a dar imensas dicas profissionais.

#2 Dica de sobrevivência para a faculdade

Não sejas cortes! Vais ter tempo para tudo, aproveita as quintas-feiras académicas, os eventos neste mês de Setembro, semana de integração e do enterro. Aproveita para conheceres melhor os teus colegas de cursos e também os outros alunos da UA. Não serão esses dias que te irão desfocar do objetivo e vais conseguir acabar o teu curso em 5 anos (eu consegui, porquê tu não irias conseguir?).

#3 Dica de sobrevivência para a faculdade

Cria um orçamento para o mês. Isto vai te ser fundamente para controlares a mesada que os teus pais te vão dar. Com muitos eventos e jantares de cursos tens mesmo de ter um bom controlo ou se não vais acabar por ter de pedir um extra aos teus pais. E não vais querer isso logo no primeiro ano que estás por tua conta, fora de casa, pois não?

#4 Dica de sobrevivência para a faculdade

Aprende a cozinhar. Esta é uma dica fundamental. Os meus primeiros anos da faculdade foram a fase da minha vida que comi muito fast-food e comidas pouco nutricionais, o que hoje vejo que foi um erro enorme. Se desde do ínico te esforçares a cozinhar e aprender a cozinhar saudável vais ver que vais ter sempre muita energia e vitalidade para os desafios que vais ter pela frente.  

#5 Dica de sobrevivência para a faculdade

Não deixes a matéria acumular. Cria logo desde da primeira semana uma rotina de revisão das aulas. Vai para a biblioteca no fim das aulas com um grupo de amigos rever a aula, fazer os relatórios, programar, etc. Já sabes, as praxes são apenas à quarta depois das 15 e os jantares às quintas despois das 20h. Por isso tens sempre um par de horas que podes aproveitar. Por experiência própria o estudar antes dos exames vai te safar, mas podias ter uma nota muito melhor. É que depois para entrar no mundo de trabalho essas notas vão influenciar. Mas também não fiques aflito que existe várias formas de aumentar uma má nota. 

Estas são as minhas 5 dicas de sobrevivência para quem vai para a faculdade de Aveiro. E em cima de tudo o que escrevi, aproveita, que estes anos serão dos mais divertidos da tua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *