3 Dicas para te focares quando tens de ter o trabalho feito

by - segunda-feira, novembro 06, 2017

Já te aconteceu de certeza, teres uma tarefa, documento, projecto para entregar e teres de focar nesse trabalho. Mesmo com barulho ao teu redor, com pessoas a falar, com telefones a tocar, etc.

Não é uma tarefa nada fácil. Muito menos quando podes ter uma agravante, não gostares da tarefa que fazes. Quantas vezes ja te aconteceu isso? A mim já me aconteceu muitas vezes. Mas ao longo da minha experiência profissional desenvolvi algumas técnicas que vou partilhar contigo. Para que possas entregar a tua tarefa a tempo e horas e passares a gostares do que fazes.


1 - 30 minutos para organizar uma To Do List.
Organiza uma to do list de tasks que tens de fazer para completares a tua tarefa. Isto vai-te orientar para o objectivo final. Vais conseguir avaliar, à medida que vais cumprido os bullets, o que te falta fazer e quanto te falta para terminares. À medida que vais fazendo um check no que já fizes-te vais sentir alegria e satisfação por estares a desenvolver o trabalho.
Mas não te esqueças que tens de ser realista nos bullets e na quantidade de dias que precisas para o trabalho/projecto.

2 - Encontra o local perfeito.
Encontrares o local perfeito para trabalhar é a grande chave do sucesso. O teu chefe pode até te achar estranho, ou que não estás lá muito bem nesse dia quando lhe dizeres que queres trabalhar noutro local, que não a tua secretária habitual. Mas não importa. Desde que encontres um local onde te possas concentrar, o teu trabalho aparece feito em menos de metade do tempo que era necessário se ficares no teu local fixo. Por isso arrisca, encontra o local perfeito para que a tua tarefa ruma ao sucesso.

3 - Desconecta-te do mundo e conecta-te no momento chave.
Desliga-te do telemóvel, da caixa de correio, dos pensamentos negativos e das pessoas. Nada é tão importante como a tua tarefa. Mesmo que não gostes dela, mesmo que te façam crer que é uma tarefa medíocre e sem valor. O que interessa é tu seguires a tua lista de tasks e executa-las.
Mas não te esqueças que tens de fazer breaks durante o teu dia. Então volta a conectar-te, faz um check rápido no telemóvel e na caixa de correio. E sobretudo, faz um break com as pessoas que te valorizam, que te transmitem positividade e confiança no que fazes.
E assim vais te desconectando e conectando com quem te acrescenta valor e quando deres por ti tens a tua tarefa terminada com as melhor das qualidades que poderias colocar no teu trabalho. Com o teu empenho, conhecimento, carinho e amor no que fazes.

E estas são as minhas 3 dicas para te focares quando tens de ter o trabalho feito.

You May Also Like

21 comentários

  1. Sem dúvida que a melhor dica de todas é mesmo desconectar de tudo, para podermos nos concentrar no que estamos a fazer. Mas dependendo do que estou a fazer gosto de ter uma música calma de fundo :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto, ajuda a concentrar muitas vezes ter musica.
      Ou até dá aquele animo extra. Eu ouço musica animada de manhã para acordar e já estar com animo no que o dia me espera.

      Eliminar
  2. Desconectar do mundo é a parte mais complicada - há sempre alguma coisa a chamar por nós, grrrr!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Riti, mas depois de descobrires como o fazeres, vais ver que as coisas aparecem feitas num piscar de olhos.
      No meu caso varia muito da época do ano, das pessoas ao meu redor, do espaço onde estou. Nos primeiros dias nem sempre consigo desligar de tudo. Por exemplo, segunda feiras para mim são terríveis no que toca a desligar, mas quando consigo, mesmo que o dia já vá a meio, as coisas aprecem feitas em pouco tempo :)

      Eliminar
  3. Ecelentes dicas, algumas delas já as faço e tento segui-las, gostei bastante do post beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, boa noite. Boas dicas!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Heheh ajuda imenso, também vou tirando um cubinho ou dois para me dar uma força extra.

      Eliminar
  6. Excelentes dicas mas por vezes é difícil desligar totalmente do que nos rodeia !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Inacia. Temos de treinar muito o nosso cérebro. Mas no momento em que descobrimos como o fazer, não à nada que nos pare. Força, vais conseguir*

      Eliminar