Os benefícios da aveia

by - terça-feira, dezembro 22, 2015

Olá leitores!
Hoje trago-vos um post sobre a aveia e todos os benefícios que podemos retirar dela. A verdade é que são muitos e que o seu consumo melhora a nossa saúde em inúmeros aspectos, desde o controle do colesterol e das taxas de açúcar no sangue, ao fortalecimento das nossas defesas e até à protecção contra tumores, entre tantos outros.
No entanto, para que os benefícios sejam realmente eficazes é aconselhável a sua ingestão diária e de forma variada. Mas atenção: sempre em doses adequadas, pois quando em excesso a aveia pode provocar inchaço e gases. E como o consumo apropriado varia de acordo com o organismo da pessoa, será sempre prudente ser avaliado por um nutricionista.


Foto de utilização livre, sem direitos (pixbay)

Mas então vamos lá ver quais os benefícios da aveia, um cereal excepcionalmente nutritivo pois possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), hidratos de carbono e fibra.

 É uma excelente fonte de energia. Por isso recomenda-se comer logo de manhã, sobretudo para quem trabalha ou estuda muitas horas fora de casa.

Ajuda a controlar o colesterol e faz bem ao coração. A aveia possui uma grande quantidade de ácidos ómega 3 e linoleicos, conhecidos como “gorduras boas”, o que reduz os níveis de colesterol mau (LDL), favorecendo também as atividades do coração e do cérebro, que beneficiam também pelas suas propriedades antioxidantes.

Ajuda o sistema nervoso central e combate a depressão, pois possui magnésio e vitaminas do complexo B, que desenvolve, mantém e equilibra o funcionamento do sistema nervoso.

Controla a pressão arterial devido à elevada concentração de fibras beta-glucanas, responsáveis também pela diminuição do colesterol e do controle dos diabetes.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. É excelente para quem sofre de diabetes, porque mantém a glicemia estável, sobretudo depois de comer, evitando a sobrecarga de glicose e de insulina. Com efeito, a fibra solúvel na aveia retarda a digestão do amido, que por sua vez ajuda a prevenir um rápido aumento do açúcar no sangue.

É uma fonte de proteínas de grande valor biológico, que permite formar tecidos novos no corpo.

 Ajuda na prevenção do cancro, reduzindo em 10% a probabilidade de cancro da mama e do cólon quando ingerida diariamente, devido aos fitoquímicos presentes.

Combate o envelhecimento e previne o aparecimento de doenças devido à sua quantidade de antioxidantes.

Ajuda a minorar problemas da acne devido ao seu teor de zinco, que melhora também o sistema imunológico.

Ajuda a prevenir a osteoporose pois contém boro, um mineral importante para a saúde dos ossos, bem como altos níveis de cálcio.

A aveia emagrece?
Foto de utilização livre, sem direitos (pixbay)

A aveia por si só não emagrece, mas para quem quer perder peso pode ser uma forte aliada inserida numa dieta equilibrada, devendo-se comer em jejum ou ao pequeno-almoço, juntamente com leite magro ou de soja, sumo de laranja ou frutos secos. Assim:
·    Melhora o funcionamento intestinal. Por ser rica em ácidos biliares, a aveia evita prisão de ventre e facilita a digestão.
·         Ajuda a termos menos apetite. Como é rica em hidratos de carbono de absorção lenta, ajuda na perda de peso porque nos mantem saciados por mais tempo, para além de diminuir a absorção de gordura e açúcar

Como podemos consumir a aveia?
Foto de utilização livre, sem direitos (pixbay)

São inúmeras as possibilidades em relação à forma como podemos ingerir a aveia: em panquecas, pão de aveia, biscoitos, para panar vegetais ou carne, como ingrediente de saladas ou simplesmente em flocos com leite ou iogurte ao pequeno-almoço.

Podemos encontrar a aveia nos supermercados das seguintes formas:
·         Em flocos (grossos ou finos). Os flocos de aveia constituem o grão prensado integralmente, conservando os seus principais nutrientes. Podemos polvilhá-los sobre a fruta, salada ou simplesmente misturá-los com leite e iogurte ao pequeno-almoço. A versão fina dos flocos, quando passam pelo processo de moagem, pode ser utilizada para a preparação de sopas ou mingaus.
·         Em farelo. Quando a aveia é apresentada em farelo, quer dizer que provem da camada externa do grão, possuindo maior concentração de fibras beta glucanas. É ideal para ser utilizado em massa de pães e bolos.
·         Em farinha. A farinha é obtida da parte mais interna do grão e, por isso, perde fibras. É utilizada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa para substituir a farinha de trigo. Pode também ser usada para panar vegetais, carne ou peixe.


- Este post foi escrito em colaboração com a *Zaask* - 



You May Also Like

6 comentários

  1. Adorei conhecer os benefícios!
    Beijinho e se não nos virmos por aqui, um Santo e Feliz Natal pra ti e toda a sua família!
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostas-te deste tipo de post Mariana :)
      Um santo e feliz natal para ti e para todos os teus chegados!
      Beijinhos***

      Eliminar
  2. Não gosto de aveia, mas deveria começar a comer..
    Gostei do post, muito bem explicado :)
    Feliz Natal bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Claudia :)
      Não gostas de aveia ao natural ou já mistura por exemplo em panquecas ou deixar durante a noite em leite com chia, canela e outras coisas?
      Beijinhos***

      Eliminar
  3. Eu uso muitas vezes a aveia para as minhas receitas.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jess :) És com eu! Uso a aveia pra panquecas, papas, bolachas etc!
      Beijinhos***

      Eliminar